quarta-feira, 27 de outubro de 2021

MANTA DE HISTÓRIAS – RETALHOS DA NOSSA TERRA, NO DIA NACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR


PLA na Biblioteca do AEHS

MANTA DE HISTÓRIAS – RETALHOS DA NOSSA TERRA

 

Esta segunda-feira, dia 25 de outubro, os formandos PLA (adultos das turmas de Português Língua de Acolhimento) presentearam a biblioteca do nosso agrupamento com contos tradicionais dos seus países. Apesar de serem oriundos de diversas nacionalidades, já se sentem em casa no AEHS, onde, duas vezes por semana, vêm aprender português, e cuja dedicação enche de orgulho a professora que os acompanha nesta aprendizagem diária, não só de uma língua e cultura, mas de todo um conjunto de memórias que ficam para sempre nos nossos corações e que os ajudam a adaptarem-se e a integrarem-se melhor nas comunidades onde vivem e trabalham.

A atividade foi realizada no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (outubro) – e no dia 25, dia em que se celebra o Dia das Bibliotecas Escolares em Portugal (quarta segunda-feira do mês de outubro). Este ano, a temática éContos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”, baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” Citando a página https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html - A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias”

Depois de ter sido partilhada esta ideia mágica numa das sessões de PLA, os alunos foram desafiados a procurarem no baú das suas memórias, as mantas de retalhos que nos aqueciam com as suas histórias, motivando-nos para a leitura na nossa infância ou para a arte de as contar e recontar ao longo das nossas vidas. O primeiro desafio estava lançado, tudo o que se seguiu foi a compilação, num Padlet, de traduções para português, gravações áudio, autores, livros, biografias, imagens alusivas às temáticas de cada conto, leituras e mais leituras, em português, inglês, espanhol, persa e ucraniano. E foram estes incansáveis contadores de histórias que partilharam, na passada segunda-feira, as versões portuguesas elaboradas a partir dos contos que elegeram na sua língua materna. Viajámos até à floresta inglesa da Caracolinhos de Ouro e os Três Ursos, acompanhámos os desvarios do lobo que perseguia os Três Porquinhos no Reino Unido, visitámos a Pérsia do Vendedor de Algodão Forreta, conhecemos as vidas das comadres ucranianas Raposa e Cegonha, vimos o Svabhavak_ri_pa_n_a indiano a partir a sua panela cheia de arroz e descobrimos os segredos da vida de uma pobre velhinha colombiana, um pouco antes de um bolo delicioso, de filhós e de um chá aconchegante. Agora, o Padlet fica à espera de outras viagens mágicas, na manta de retalhos das nossas terras ou no tapete das mil e uma noites! Os contos levar-nos-ão pelo mundo fora, até onde a nossa imaginação permitir!

Prof.ª Filomena Cristo


 








 

1 comentário:

  1. Tips - TITNCYMI | TI- 89 Titanium Calculator
    TI-89 Titanium Calculator. titanium bolt TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. raw titanium TI-89. does titanium have nickel in it TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. TI-89. titanium trim hair cutter TI-89. 2014 ford focus titanium hatchback TI-89.

    ResponderEliminar