domingo, 26 de janeiro de 2020

"Uma questão de cidadania..." com o escritor e "coaching" Ricardo Frade


No dia 14 de janeiro, o coaching Ricardo Frade, autor do livro “Pé Descalço: da Suécia a Portugal sem um tostão” esteve na nossa escola, no âmbito da atividade “Uma questão de cidadania”, tendo dinamizado uma sessão destinada aos alunos do 9.º e 10.º anos.
Foi uma sessão surpreendente e interessantíssima, pois, mais do que a apresentação de seu livro, Ricardo Frade abordou assuntos diversos, confrontou os alunos com perspetivas que os levaram a refletir sobre as suas tomadas de decisão, incentivando-os a lutarem pelos seus sonhos com perseverança, sem receio de críticas, focando-se nos objetivos que almejam alcançar. É de salientar que Ricardo Frade revelou uma singular capacidade de comunicação, cativando os alunos, desde os primeiros momentos.
No final da sessão, houve também tempo para que os alunos colocassem questões, às quais o nosso orador respondeu, por vezes, com outras questões, fazendo-os refletir...
A Biblioteca Escolar, que promoveu este encontro em articulação com a Direção do Agrupamento, agradece vivamente a Ricardo Frade os momentos divertidos que proporcionou aos nossos alunos e as mensagens de vida que lhes transmitiu!
O feedback dos alunos foi bastante positivo. Sublinharam o facto de terem sido agradavelmente surpreendidos.
Eis alguns testemunhos…


Normalmente, para os alunos de todas as escolas, assistir à apresentação de um livro é quase sempre aborrecida, mas não foi o que aconteceu quando Ricardo Frade, no dia 14 de janeiro, esteve na escola Henrique Sommer, na Maceira, com o intuito de apresentar o seu livro.

Foi, de facto, uma apresentação incrível, pois este captou o interesse de todos os presentes de forma criativa e animadora, podendo ter até deixado lições de vida em alguns.

André Salvaterra

Na minha opinião, a apresentação de Ricardo Frade foi surpreendente! A maior parte dos alunos, que iam assistir à sua palestra, achava que era só mais uma sessão sobre um outro livro “chato”, quando, afinal, esta se transformou num “guia para a moralidade”!
Catarina Marques

Na minha opinião, a apresentação de Ricardo frade foi muito inovadora e despertou o meu interesse. Digo isto, porque o que era suposto ser aborrecido e repetitivo, acabou por se tornar uma das melhores e mais interessantes apresentações a que já assisti. Adorei os momentos em que ele “mexia com a nossa cabeça”, o que me deixava confusa, mas que era a realidade, como por exemplo, quando ele nos fez perceber de uma maneira ridícula que as sociedades fazem e seguem sempre a maioria ou então que, hoje em dia, as pessoas não vão atrás daquilo que querem, mas esperam por alguém o faça por elas.
Em suma, gostei muito da apresentação que se tornou numa formação e terei muito gosto em ler o seu livro, pois parece-me que me surpreenderá tanto quanto a apresentação do seu autor.
Débora Bernardo

Ricardo Frade é o autor do livro Pé descalço. A apresentação realizada por ele, na Escola Henrique Sommer, foi, na minha opinião, enriquecedora.
A apresentação superou as minhas expectativas, pois eu esperava que falasse acerca do livro, o que seria mais aborrecido, mas, surpreendentemente, o autor interagiu favoravelmente com os adolescentes presentes na plateia.
No meu ponto de vista, foi agradável, pois fez com que eu acordasse e percebesse que a minha vida precisa de metas.
A apresentação foi muito rica, Ricardo Frade conseguiu transmitir valores positivos, e por isso, considero que o seu livro seja também bastante interessante e, por isso, recomendo a sua leitura.

Mariana Ricardo

A palestra de Ricardo Frade, realizada no âmbito da Educação para a Cidadania, abordou temas que suscitaram a reflexão dos adolescentes e dos mais velhos para a forma como pensam.
O orador tentou demonstrar, recorrendo a exemplos e a vídeos, que os adolescentes seguem uma ideia de pensamento único, unidirecional, realçando a teimosia própria da idade.
Esta palestra fez-nos perceber que para um problema, há sempre uma solução e que, caso não sejamos capazes de o resolver por nós próprios, podemos e devemos pedir a ajuda de outros que possam contribuir para a sua resolução.
Mariana Pereira e Rodrigo Monteiro

No dia 14/01/2020, Ricardo Frade veio à nossa escola com o objetivo (pensava eu…) de apresentar o seu livro, Pé Descalço- da Suécia a Portugal sem um tostão, aos alunos do 9.º e 10.º anos.
Para ser sincera, eu achava que esta palestra iria ser “uma seca”, tal como, certamente, todos os alunos presentes, uma vez que pensávamos que Ricardo Frade só iria falar do seu livro, mas, inacreditavelmente, acabou por ser bastante interessante.
De facto, existem inúmeras oportunidades e experiências na nossa vida, que estão mesmo à frente dos nossos olhos e que, de alguma maneira, nem sequer reparamos, e Ricardo veio à nossa escola para nos mostrar exatamente isso: que há muito mais na vida para aproveitar do que só os telemóveis e os computadores.
Para finalizar, gostava apenas de reforçar o quão cativante e divertido foi esta palestra e que realmente não era nada do que se estava à espera. Valeu a pena!

Susana Salvaterra




























Sem comentários:

Enviar um comentário