segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Luísa Ducla Soares, escritora do mês de janeiro da Biblioteca da EB de Maceira

            Para se induzirem hábitos de leitura autónoma, são necessárias muitas atividades de leitura orientada.
Para despertar o gosto pela leitura e estimular a autonomia é necessário ter em mente a diversidade humana, considerar as idades, os estádios do desenvolvimento, as características próprias de cada grupo bem como o gosto e o ritmo próprio de cada um.
A inserção no 1.º Ciclo de uma hora dedicada à leitura, centrada em livros ajustados aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos, tem sido a minha preocupação e dedicação. Deste modo, ao apresentar a panóplia de escritores portugueses, com literatura especialmente para os mais novos, aos “visitantes” da Biblioteca Escolar os mesmos escolheram conhecer a escritora Luísa Duclas Soares ao longo do mês de janeiro.
Após uma pesquisa pela sua obra e uma “caminhada” pelos expositores da Biblioteca foram apresentadas algumas obras da referida escritora. Os mais escolhidos pelos alunos do Centro Escolar foram: “Poemas da Mentira e da verdade”, “A Princesa da Chuva” e “Os Ovos Misteriosos” tendo sido este último trabalhado a pedido de uma aluna da Escola Superior de Coimbra no âmbito de um estágio da mesma.
Já deixei ficar no ar a curiosidade do próximo escritor a ser trabalhado aqui na nossa Biblioteca. A Todos(as) o meu muito obrigada.
Prof.ª Anabela Gaspar


Sem comentários:

Enviar um comentário