segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Palestra Fernando Pessoa(s), destinada a alunos do 12.º ano, "abrilhantou" o Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Há dias felizes! 
Eu passei dias muito felizes no Agrupamento de Escolas Henrique Sommer. Desde o primeiro dia, fui acolhida na grande família que habita aquela comunidade educativa como mais um membro, alguém com uma cadeira à sua espera para se sentar à mesa. Foi, por isso, mais um dia feliz aquele em que recebi o convite da professora bibliotecária do agrupamento. Se teria tempo para vir falar aos alunos do 12.º ano? Claro que tinha! Falar-lhes de uma personalidade que me é tão cara e que considero sem hesitar a mais interessante, intrigante e inesgotável da literatura portuguesa seria um enorme gosto. E foi. Simpáticos, interessados e atentos, os alunos apresentaram-me o seu Pessoa: triste, bipolar, esquizofrénico, solitário, incompreensível, confuso, sem sentido de humor nem paciência para crianças, mas inteligente, culto, genial. Eu, com a familiaridade do convívio de vários anos, apresentei-lhes o meu Pessoa: triste, solitário, detentor de uma cultura imensa e diversificada, patriota, divertido, brincalhão, apaixonado, meigo, sempre com inúmeros projetos, sem jeito para o negócio, obcecado pela sua obra, o grande projeto da sua vida, excelente escritor, complexo, mas não confuso, plural, genial.
Se convenci os alunos? Não sei. Mas tenho a certeza que nunca mais olharão para o Poeta da mesma maneira, depois de lhe terem espreitado as cartas de amor, de saberem do beijo arrebatador e de ouvirem as suas anedotas prosaicas. 
Valeu, portanto, a pena este meu regresso a casa, porque "Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena."
Obrigada a todos! Um grande abraço.
Prof.ª Maria João Serrado
 Momentos...























Sem comentários:

Enviar um comentário