segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A BE no lançamento de livros, em Leiria

No dia 1 de dezembro, pelas 16h00, na Livraria Arquivo, a BE marcou presença na apresentação do livro “Letras Letronas, Palavras Brincalhonas” de Leonor Lourenço e Miz Lucas. A apresentação foi feita pela conceituada escritora Luísa Ducla Soares.
“Letras Letronas, Palavras Brincalhonas” é um livro encantador, que deliciará certamente "miúdos e graúdos".
          No dia 3 de dezembro, pelas 18h00, a BE marcou igualmente presença na apresentação do livro multiformato , "Todos Diferentes, Todos Animais, na Biblioteca José Saramago, no Instituto Politécnico de Leiria.
“O livro multiformato é o resultado do envolvimento de um conjunto de colaboradores de vários serviços do Instituto Politécnico de Leiria aos quais se juntaram outros colaboradores externos à instituição.
O livro multiformato Todos Diferentes, Todos Animais, com texto da autoria de Liliana Gonçalves, design e ilustrações de Leonel Brites e Tradução e adaptação para pictogramas de Célia Sousa, este livro é o resultado do envolvimento de um conjunto de colaboradores de vários serviços do Instituto Politécnico de Leiria aos quais se juntaram outros colaboradores externos à instituição.
Todos Diferentes, Todos Animais é um apelo à criação de livros em formato alternativo e um exemplo de como um livro multiformato se pode“abrir” a novos leitores e a novas leituras.
Esta obra, que pretende tocar simultaneamente o lúdico e o didático, servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais.
Deste modo, o livro é “ traduzido”em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais, ou com crianças em idade pré-escolar. Esta adaptação tem como objetivo promover a participação ativa da criança tornando-a mais eficaz com a utilização através do manuseamento das diferentes versões.
O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica, possui ainda um código QR que remete para um site no qual o livro é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa."






Sem comentários:

Enviar um comentário