segunda-feira, 29 de maio de 2017

Biblioteca da Escola de Maceira (Centro Escolar) em ação!

      No início deste período, lançámos o desafio "Tentativas de sinopses", que consiste na apresentação de livros pelos alunos. 
          Os miúdos que conseguirem resumir o livro lido, serão premiados. O registo irá sendo realizado até ao final do ano letivo.
Eis alguns registos fotográficos de apresentação de livros, em contexto de biblioteca, aos colegas de turma.
            Trata-se de uma forma criativa de promover a leitura e a literacia, para além de desenvolver a criatividade dos mais novos.
            Educadora Anabela Machado e Prof.ª Anabela Gaspar




















terça-feira, 23 de maio de 2017

Chá & Bolinhos com leituras... com sabor a poesia!

17 de maio foi dia de Chá & Bolinhos com leituras com sabor a poesia!

Ler, ler, ler...
Aqui, ali, acolá...
Ler é sempre um prazer
é ou não é digam lá?

Os meninos do 6.º A
o prazer pela leitura quiseram mostrar,
assim escolheram poemas
que com entoação conseguiram tão bem declamar!
Luísa Ducla Soares, Camões, José Saramago e Fernando Pessoa
foram alguns dos poetas selecionados
e, à volta da mesa, todos ouviram os poemas, encantados!

Por fim, para alegrar ainda mais a malta
houve convívio e valer,
brindou-se à leitura
e ao prazer de ler!

Prof.ª Helena Silva

Agora, para recordar, umas fotos vos vamos mostrar!!!































Articulação entre a Biblioteca Escolar e as Escolas do 1.º CEB, no âmbito das Metas Curriculares de Português - 1.º Ano

A articulação da Biblioteca Escolar com as escolas de 1.º CEB, no âmbito das metas curriculares de Português, chegou ao fim... este ano letivo!
No terceiro período, a professora bibliotecária deslocou-se a todas as escolas do 1.º CEB para trabalhar com os alunos do 1.º ano uma das obras das Metas Curriculares de Português, de acordo com a calendarização previamente estabelecida.
A obra escolhida pelos professores titulares das turmas foi A Flor vai ver o mar, de Alves Redol.

Era uma vez uma flor que queria ir ver o mar. Mas como se só tinha um pé? O Pau  "que faz a nau" deu-lhe uma boa ajuda. Mas nesta história, há outros amigos... o Sol, o Rio, o Boi, o Cão e a Rã...

Antes da leitura do livro , os alunos foram convidados a inventar uma história, partindo dos elementos apresentados: a flor, o sol, o rio, o pau, o cão, a rã e o boi...



Foram muito criativos e participativos. 
Em seguida, descobriram a história "verdadeira", tendo participado também na narrativa!
No mundo das histórias tudo é possível e a imaginação não tem limites!

Prof.ª Helena Silva

Para recordar... Momentos...

1.ºB - Centro Escolar - 28 de abril





1.ºA - Centro Escolar - 2 de maio





1.º ano - Porto Carro - 3 de maio





1.º ano - Cavalinhos - 10 de maio





1.º ano - A-dos-Pretos - 16 de maio




1.º ano - Costas - 19 de maio