segunda-feira, 31 de março de 2025

SEMANA DA LEITURA TRAZ REFLEXÃO SOBRE CIDADANIA E DIVERSIDADE I 31 DE MARÇO

Eu apresento…tu representas… ele lê…todos refletem… diversidade de olhares… com o 6.ºB

A Semana da Leitura teve início hoje, dia 31 de março, e decorre até ao próximo dia 4 de abril, com o tema "Todos diferentes, todos leitores... Leitura, Diversidade de Olhares". Esta iniciativa pretende incentivar o gosto pela leitura e promover a reflexão sobre temas importantes no âmbito da cidadania.

Hoje, os alunos do 6.º B apresentaram os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Cidadania, sob a coordenação da professora Sofia Francisco, a um grupo de colegas que integram o projeto da Biblioteca “Ler, Escrever e Conectar”. Com uma abordagem criativa e diversificada, os alunos exploraram diferentes perspetivas sobre questões como o bullying, a amizade, os conflitos e as mudanças na puberdade. Desde pequenas peças de teatro a apresentações em PowerPoint, cada grupo trouxe a sua visão sobre estes temas tão relevantes para o seu quotidiano.

A participação ativa dos alunos na discussão de questões que afetam diretamente os jovens assume particular importância no contexto escolar.  Ao dar voz às suas experiências e preocupações, a Semana da Leitura assume-se como um espaço de partilha e aprendizagem, incentivando o respeito pela diversidade e o pensamento crítico.

Com mais atividades previstas ao longo da semana, espera-se que esta iniciativa continue a enriquecer o percurso escolar dos alunos, reforçando a importância da leitura e da cidadania no seu desenvolvimento pessoal e social.

Prof.ª Helena Silva






 

domingo, 30 de março de 2025

Marília Ascenso encantou alunos, em A-dos-Pretos, com histórias, música e ilustrações

     No dia 20 de março, a Escola do 1.º CEB de A-dos-Pretos recebeu uma visita muito especial! No âmbito do projeto “O escritor vai à escola”, a escritora, ilustradora e música Marília Ascenso levou magia à escola e fez as delícias dos alunos.

    Entre palavras, cores e melodias, a autora falou sobre o seu percurso e sobre a alegria de contar histórias. Com entusiasmo, partilhou o seu livro “Uma quinta distinta”, envolvendo os alunos num momento cheio de imaginação e música.

  E não foi só de histórias que se fez esta sessão! Com a sua voz e o seu talento, Marília Ascenso cantou e encantou, tornando esta visita inesquecível para todos.

Porque as histórias ganham vida quando são partilhadas, esta foi, sem dúvida, uma experiência inspiradora para pequenos e graúdos!

   Prof.ª Helena Silva

























 

A escritora, ilustradora e música Marília Ascenso na EB 1 de Costas

 ARTICULAÇÃO BECRE/1.º CICLO

PROJETO: “O escritor vai à escola”

Escritora convidada: Marília Acenso

No dia 27 de março, a Escola Básica de Costa teve a honra de receber a visita da escritora Marília Ascenso, num encontro inesquecível que envolveu toda a comunidade educativa.

A sessão começou com a apresentação de alimentos típicos de uma quinta, introduzindo de forma prática e apelativa a obra "Uma quinta distinta", e também de alguns objetos utilizados nas suas ilustrações. Seguiu-se uma leitura partilhada, que contou com a participação entusiástica da autora, dos alunos, professores e da assistente operacional.

Alegremente, a Marília interpretou melodias inspiradas na história, com voz e instrumento, tornando a experiência ainda mais rica e envolvente.

Evidenciou-se o profundo envolvimento dos alunos, sobretudo na interpretação e debate dos valores morais e éticos sugeridos, de forma subtil, ao longo da obra. As questões preparadas previamente pelos alunos e colocadas à autora demonstraram reflexão crítica e sensibilidade, enriquecendo o diálogo.

Foi, sem dúvida, um momento emotivo e memorável, que envolveu todos os presentes – crianças e adultos – num ambiente de partilha, criatividade e afeto, fortalecendo os laços entre a literatura, a escola e a comunidade.

Obrigada Marília!

Prof.ª Isabel Francisco   







 

quarta-feira, 26 de março de 2025

HISTÓRIAS DE FIO A PAVIO: A MAGIA DAS PALAVRAS A UNIR GERAÇÕES

           Em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento Henrique Sommer, as Histórias de Fio a Pavio saíram de casa e foram conhecer a Academia da Maceira.

As portas abriram-se para um momento intergeracional tão mágico quanto o momento de ouvir contar estórias proporciona.

Não há idade para ouvir nem idade para as contar, a única regra é ouvir e contar de coração. Só assim a magia acontece!

Tal como uma vela acesa, que enquanto o pavio queima a sua luz irradia os outros, também estes encontros entre crianças e idosos semeia em todos o saber e a partilha. A generosidade do conhecimento e a inocência da descoberta. Semeia a luz de querer aprender ao longo da vida e de querer viver a aprender!

Cátia Guarda

(Assistente Técnica - MUNICÍPIO DE LEIRIA | Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira)

A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer agradece, de coração, à Cátia Guarda, pela sua dedicação e entusiasmo na dinamização da atividade Histórias de Fio a Pavio.

Foi um momento especial de partilha intergeracional, onde a magia das histórias uniu crianças e idosos num encontro único de saberes e emoções.

Obrigado por semear connosco o gosto pela leitura e pela aprendizagem ao longo da vida. Que as histórias continuem a iluminar muitos corações!

Prof.ª Helena Silva