terça-feira, 15 de abril de 2025

BIBLIOTECA AEHS RECEBEU VISITA DOS ALUNOS DA CAF OS COLORIDOS I 14 de abril

No  dia 14 de abril, pelas 14h30, a Biblioteca da Agrupamento de Escolas Henrique Sommer acolheu um grupo de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, provenientes da Componente de Apoio à Família (CAF) "Os Coloridos", no âmbito das atividades dinamizadas durante a pausa letiva da Páscoa.

A sessão teve como tema central os livros e a magia das histórias, proporcionando aos alunos uma sessão enriquecedora de contacto com a literatura infantil. A abertura da atividade contou com a leitura do livro Aqui há gato e outras histórias também, da autoria de Sofia Vieira, com ilustrações de Paulo Galindro. A história foi narrada pela própria autora, que encantou os pequenos ouvintes com a sua expressividade e envolvimento.

Num segundo momento, e inserido nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, quatro alunos participaram na leitura do livro Quem sou eu?, da escritora Ana Cristina Luz, ilustrado por Tânia Bailão. A atividade prosseguiu com a apresentação de várias obras da autora Cármen Zita Ferreira, culminando na leitura do livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares, pela professora bibliotecária.

“A leitura tem o poder de abrir portas para mundos imaginários e despertar o gosto pelo conhecimento desde cedo. Foi um privilégio receber estes pequenos leitores na nossa biblioteca”, referiu a professora bibliotecária, sublinhando o entusiasmo e a participação demonstrados pelos alunos ao longo da sessão.

O encontro terminou com uma visita orientada pela biblioteca, permitindo aos alunos conhecerem melhor este local de descoberta, partilha e aprendizagem.

A equipa da biblioteca agradece a presença de todos os participantes e espera receber novamente estes jovens leitores em futuras iniciativas.

                           Prof.ª Helena Silva
















 

 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

“Encontro às cegas com um livro” conquista leitores na Semana da Leitura

         No âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer promoveu  um “Encontro às cegas com um livro”. A proposta desafiou a comunidade educativa a escolher um livro sem qualquer indicação visível do título, autor, capa ou género literário — apenas uma breve descrição servia de pista.

Com esta atividade, pretendeu-se incentivar a leitura de forma criativa, promovendo o espírito de descoberta e evitando julgamentos prévios baseados na aparência dos livros. Os cerca de 20 livros disponíveis, todos cuidadosamente embrulhados, desapareceram rapidamente, sinal claro da recetividade e entusiasmo dos participantes.

Esta foi apenas uma das várias iniciativas dinamizadas pela Biblioteca durante a Semana da Leitura, que teve como objetivo principal celebrar o livro e o prazer de ler, envolvendo alunos, docentes e restante comunidade escolar.

A Biblioteca do Agrupamento agradece a todos os que embarcaram nesta aventura literária e espera que o “encontro às cegas” com os livros tenha proporcionado momentos de surpresa e encantamento!

Prof.ª Helena Silva






 

SEMANA DA LEITURA 2025 I A POESIA TAMBÉM SE CANTA...

              Alunos do 6.ºD encantam os mais pequenos com performance musical no Centro Escolar

No passado dia 31 de março, pelas 14h20, a turma do 6.ºD protagonizou uma animada performance no Centro Escolar, especialmente preparada para os alunos do 1.º ano de escolaridade.

O momento musical contou com a interpretação de três canções compostas a partir de poemas de autores portugueses bem conhecidos, como Eugénio de Andrade e Luísa Ducla Soares. Esta iniciativa teve como objetivo promover a literatura nacional junto dos mais novos, através de uma abordagem criativa e envolvente.

A inclusão de textos literários em canções revelou-se uma estratégia eficaz para valorizar e divulgar a riqueza da literatura portuguesa, tornando-a mais acessível e apelativa para o público jovem. A música, ao dar uma nova vida às palavras dos escritores, contribuiu para reforçar o contacto dos alunos com a cultura e a identidade do país.

No final da apresentação, os alunos do 1.º ano participaram com entusiasmo em atividades lúdicas relacionadas com as canções ouvidas, como uma sopa de letras, o preenchimento de espaços numa adivinha e a pintura de uma colmeia.

O início da tarde ficou marcado pela alegria, partilha e descoberta, num ambiente que celebrou a literatura, a música e a criatividade.

Prof.ª Graça Barata











 

 

 

SEMANA DA LEITURA 2025 I “CAMÕES” APRESENTA-SE NO AEHS!

            Nos 500 anos do seu nascimento, Camões apresentou-se aos alunos de agora.

Surpreendidos pela carismática presença e pela linguagem culta e cuidada, os alunos lá foram descobrindo factos da sua vida agitada e facetas da sua vincada personalidade.

Entre a declamação de versos da sua lírica e de "Os Lusíadas", Camões teceu várias considerações sobre o seu percurso, sobre a História de Portugal, sobre os Descobrimentos, sobre os valores da sociedade portuguesa, tendo deixado alguns conselhos aos jovens de hoje em dia. 

(Mais) uma interpretação magistral da professora Inês Santos, com intervenções da professora Diana Oliveira. 

Esta breve apresentação teatral serve de mote ao trabalho a ser desenvolvido pelos alunos dos 9.º  e  10.ª anos: "Na língua de Camões" (Projeto BEPLAN).

Prof.ª Diana Oliveira


 







Semana da leitura... Assaltos de Leitura!

           Notícia segundo os modelos dos telejornais de hoje em dia

Pânico geral!

As turmas do 3.º ciclo da Escola básica e Secundária Henrique Sommer foram assaltadas!

Durante esta semana, estando os alunos nas suas salas de aula a cumprir as Aprendizagens Essenciais das várias disciplinas com os respetivos professores , aconteceu um acontecimento muito estranho e nada usual: as salas foram invadidas por indivíduos, em número suficiente, munidos de folhas de papel e outros artefactos próprios da atividade da leitura.

Numas salas, ouviram-se espirros, noutras, letras de músicas. Os indivíduos mencionados, do nada, e gesticulando efusivamente, começaram a ler os papéis que traziam consigo, numa clara atitude de incitamento à leitura. Os alunos reagiram com entusiamo mais que moderado e chegaram mesmo a bater palmas, ação inédita e reservada apenas a momentos agradáveis.

Podemos concluir que estes assaltos tiveram o efeito pretendido, tendo proporcionado aos visados um bom momento de leitura.

Assim é a Semana da Leitura: momentos de partilha e de fruição! 

Prof.ª Diana Oliveira 



















 

Eramus + ... em março no AEHS

          No âmbito do programa Erasmus+, tivemos o prazer de receber um grupo de dois professores e oito alunos adultos provenientes do CEPA Las Palmas de Gran Canaria. Esta experiência revelou-se extremamente enriquecedora tanto para os visitantes como para a nossa comunidade educativa, proporcionando momentos de partilha, aprendizagem e intercâmbio cultural inesquecíveis.

Foi notório o entusiasmo e a vontade de conhecer melhor a nossa escola, a nossa forma de estar e os nossos métodos de ensino. Organizamos um programa diversificado, que incluiu visitas a locais emblemáticos, sessões de trabalho colaborativo e atividades culturais.

            Uma das experiências mais marcantes foi a presença nas aulas de formação de adultos. Marcante foi também a participação na atividade “Histórias de Fio a Pavio: a magia das palavras a unir gerações”, dinamizada pela animadora cultural da BMALV, Cátia Guarda, em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento Henrique Sommer, na Academia de Maceira.

O grupo acompanhou também as professoras bibliotecárias em algumas das suas atividades. Deste modo, participaram na dinamização da história “Beatriz, a árvore feliz”, de Cármen Zita Ferreira, para alunos do 1.º ano do Centro Escolar e assistiram ao ensaio de leituras que os alunos do  5.ºD.

Os visitantes ficaram encantados com a forma calorosa como foram recebidos e demonstraram grande interesse em aprofundar os laços entre as nossas instituições. Demonstraram grande motivação e curiosidade, participando ativamente em todas as iniciativas e contribuindo para um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente.

Com esta iniciativa, ficou clara a importância da aprendizagem  não formal, que vai muito além das salas de aula – está nas vivências, nas trocas culturais e na construção de pontes entre diferentes realidades. Que venham mais oportunidades como esta!

Prof.ª Diana Oliveira