segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Encontro de gerações na Biblioteca do Centro Escolar

Encontro intergeracional promove partilha de memórias entre crianças e seniores em Maceira

Hoje, 3 de dezembro, a Biblioteca de Maceira foi palco de um encontro especial entre as crianças do 3.º ano da Escola de Maceira e as senhoras do Grupo de Amizade de A-do-Barbas. Organizado pela Biblioteca em articulação com a Academia de Maceira, este evento teve como principal objetivo fomentar a ligação intergeracional e preservar memórias através da partilha de histórias e experiências.

Durante cerca de 60 minutos, num ambiente descontraído e acolhedor, as crianças partilharam memórias dos pais e dos avós e ouviram também os percursos de vida das senhoras presentes, conhecendo assim um pouco mais do passado da sua comunidade. Esta troca de vivências permitiu às crianças aprenderem sobre realidades diferentes e, simultaneamente, deu às senhoras a oportunidade de reviverem as suas memórias através do olhar curioso dos mais novos. Houve inclusivamente um momento de leitura, pelo professor Luís Dias, de um poema de Natal da senhora Dulce Lina, presente no evento.

O encontro contou com a presença do Diretor e da Subdiretora do Agrupamento, bem como de responsáveis da Academia e professores. Todos os presentes destacaram a importância deste tipo de iniciativas, que promovem valores como o respeito e a empatia entre gerações.

"Foi um momento enriquecedor e repleto de alegria, tanto para as crianças como para as senhoras. É maravilhoso ver como diferentes gerações podem aprender e crescer juntas", comentou uma das pessoas presentes.

Este tipo de atividades continua a reforçar o papel da Biblioteca como espaço de aprendizagem e convivência para toda a comunidade. A alegria dos participantes deixou em todos a certeza de que encontros como este são fundamentais para preservar a memória coletiva e estreitar os laços entre gerações.

Prof.ª Helena Silva













 

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

ALUNOS CELEBRAM CAMÕES E PESSOA EM SESSÃO POÉTICA NA BIBLIOTECA

      No dia 21 de janeiro de 2025, pelas 9h20, a Biblioteca Escolar foi palco de um evento literário singular, organizado pelos alunos do 12.º A.

Intitulada "Camões versus Pessoa", a sessão assinalou não só os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, como também estabeleceu uma ponte entre dois gigantes da literatura portuguesa.

O evento centrou-se numa análise comparativa entre "Os Lusíadas de Camões e a Mensagem de Fernando Pessoa, obras-primas separadas por quatro séculos, mas unidas pelo amor a Portugal e pela genialidade literária dos seus autores.

Os alunos apresentaram leituras paralelas de excertos cuidadosamente selecionados: "Despedidas em Belém" de Os Lusíadas foi contraposta a “Mar Português" da Mensagem; o icónico episódio do "Adamastor" encontrou o seu par em "O Mostrengo"; a "Dedicatória" ao rei D. Sebastião dialogou com o poema "D. Sebastião, Rei de Portugal". Após cada par de leituras, os estudantes ofereceram uma análise comparativa sucinta, destacando semelhanças temáticas e diferenças estilísticas entre os dois poetas.

Em honra do 500.º aniversário de Camões, a sessão incluiu a declamação de dois dos seus sonetos mais emblemáticos: "Amor é fogo que arde sem se ver" e "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", sublinhando a versatilidade e profundidade do poeta renascentista.

O evento ganhou uma dimensão adicional com a participação dos alunos do 9.º B, que apresentaram uma leitura a várias vozes do poema "Luís, o poeta salva a nado o poema" de Almada Negreiros, acrescentando uma perspetiva modernista à celebração.

Na conclusão do evento, os alunos refletiram sobre a intemporalidade das obras de Camões e Pessoa, salientando como os dois poetas continuam a inspirar gerações e a promover uma profunda reflexão sobre a identidade nacional portuguesa.

O Diretor da Escola encerrou a sessão com palavras de elogio ao empenho e criatividade dos alunos e fez um agradecimento especial à Professora Lucília Santos (Coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), cuja presença enriqueceu o evento. A Professora Lucília também expressou o seu agradecimento aos alunos pela surpresa que prepararam, sublinhando a importância da leitura e da valorização da literatura na formação cultural e pessoal dos jovens.

Esta iniciativa, para além de celebrar o legado literário português, demonstrou também o compromisso das novas gerações em manter viva e relevante a herança cultural do país.

Prof.ª Helena Silva









 








 

domingo, 22 de dezembro de 2024

Biblioteca Sobre Rodas - Livros a descobrir nos JI

  De acordo com o Priberam:

LER é um verbo transitivo e intransitivo

1.      Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro; leu uma história ao filho; aprender a ler).

ler", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/ler.

 
 

    Através desta definição, podemos perceber que LER é um processo. É um passo. É um caminho. É um meio. É partilha. É laço. É família. É humanidade. É descoberta. É…

A aventura de ler começa cedo. Lemos com o coração antes de sabermos juntar as letras. É um passe de mágica.

“Biblioteca sobre rodas – livros a descobrir nos JI” celebra a magia dos livros e da leitura e todos os anos leva um tesouro às salas dos JI do Agrupamento.

Porque Ler é…

Prof.ª Diana Oliveira