quarta-feira, 20 de março de 2019

Semana da Leitura: 5.º A, 6.º C e D celebraram com a Professora Tânia a "Festa da Leitura"


Semana da Leitura

            No âmbito da Semana da Leitura foram muitas as atividades dinamizadas pelo Agrupamento. Como tal, não quisemos ficar de fora e também celebrámos a festa da leitura.
            Assim, o 5.ºA, 6.ºC e 6.ºD saíram da sala de aula, onde já é habitual lerem no momento de leitura silenciosa com o qual inicia a aula de Português, e foram assinalar esta ocasião aliando o prazer da leitura com o bom tempo e o espaço ao ar livre.
            A atividade consistiu na partilha de pequenos textos da tradição oral portuguesa ao jeito de jogo. Os alunos a intervir eram sorteados através de um saco que continha todos os n.ºs da turma, sendo que o contemplado escolhia um texto da obra "O Grande Livro das Tradições Populares Portuguesas". Este livro contém um pequeno texto (adivinhas, provérbios, lendas, poemas, contos...) por cada dia do ano e, os alunos ao selecionarem o texto, teriam de justificar o dia escolhido de acordo com as suas preferências. Foi uma atividade divertida e agradável que os alunos gostariam de repetir!
            Para além desta atividade, o 5.ºA ainda aproveitou para fazer a partilha do seu projeto "Conta-me o que fizeste" e ficámos a saber o que o "Borrachinhas", a mascote da turma, andou a fazer durante o fim de semana através da leitura do seu diário.

                                  Prof.ª Tânia Febra






terça-feira, 19 de março de 2019

Semana da Leitura nas duas salas JI do Centro Escolar, assinalada em especial no dia 15 de março


As duas salas do pré-escolar do Centro Escolar assinalaram a Semana da Leitura, em especial no dia 15 de março, com histórias magníficas e engraçadas, que deliciaram a criançada!
A educadora Anabela Machado e as crianças partiram à caça do urso! Primeiro ouviram atentamente a gravação da história Vamos à caça do urso, de Michael Rosen Nunca é fácil ir à caça do urso, como depressa descobriram  as crianças através dos cinco potenciais caçadores desta história (incluindo um bebé, mas sem contar com o cão).  Em seguida, procederam à sua coreografia, executando as ações, fingindo atravessar o campo de erva, cruzar o rio, seguindo os caçadores até à caverna... E depois de regresso a casa. As crianças interpretaram maravilhosamente o que iam ouvindo e divertiram-se a valer! Há, de facto, múltiplas formas de ler!
























A educadora Célia Prior surpreendeu as crianças com uma história com um título curioso… A ovelha que chocou um ovo, de Gemma Merino.
Todas quiseram saber como tal seria possível? Quem choca os ovos é a galinha, não é? Se quiserem saber, os livros terão de ler! Olhem que vale a pena! A história é divertida e comovente, pois sublinha a importância da amizade, em detrimento da aparência.
Em seguida, deram “asas à sua criatividade” (temos verdadeiros Picassos!) e cada uma das crianças fez a ilustração da história.




















Prof.ª Helena Silva

"Leituras e diabruras", na Semana da Leitura - dia 13 de março - Articulação entre a Biblioteca os candidatos em processo RVCC do Centro Qualifica e os formandos do Curso EFA


Leituras e diabruras” foi o mote para a animada e doce tertúlia que decorreu no passado dia 13 de março na BE Henrique Sommer. 


Integrada na Semana da Leitura 2019, a atividade envolveu os candidatos em processo RVCC do Centro Qualifica, os formandos do Curso EFA e alguns participantes no projeto MUDA na Escola, entre outros grandes entusiastas da leitura, na mais pura tradição do Agrupamento “Saber ser e ser com saber… um caminho em comunidade”.   
A tertúlia, resultado da parceria entre a Biblioteca do Agrupamento e o projeto Ler+ Qualifica do Centro, foi dinamizada pela professora Filomena Cristo e decorreu num ambiente informal e intimista.
Neste clima de amigos da leitura, os participantes foram declamando poemas e lendo narrativas curtas que despertaram tanto o riso como o sorriso, ou não fossem os textos um misto de emoção e travessura – até os mais tímidos se sentiram confiantes para partilhar as linhas da sua eleição.
Balanço? Uma noite apelativa aos sentidos e cheia de palavras sentidas – algumas diabruras e muitas leituras…  
Prof.ª Diana Oliveira