sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Chá & Bolinhos com leituras em época Natalícia


No último dia de aulas do primeiro período, a aula de Português do 9.º D decorreu na biblioteca, no âmbito da atividade Chá & Bolinhos com leituras.
A turma teve como convidada de honra a Diretora de Turma, Professora Dina Bastos.
Com a “mesa posta” com doces iguarias e todos sentadinhos, a professora de Português começou por dar as boas vindas a todos os presentes, sublinhando a importância desta iniciativa na promoção e partilha de leituras. Assim, após a apresentação e breve sinopse de alguns livros, deu a palavra à Diretora de Turma que os presenteou com a leitura da história “A grande reunião do alfabeto”, da obra Letra com histórias, de Catarina Águas, da qual se ressalva a mensagem “Apesar de todos sermos diferentes, todos temos qualidades que mais ninguém pode igualar!”. Seguidamente, foi a vez dos alunos. Houve quem trouxesse um livro que marcou a sua infância, outros o livro que andavam a ler, mas a maioria optou por ler um poema, tendo sido Fernando Pessoa o poeta mais escolhido. Cada leitura deixou transparecer o estado de espírito de cada um.
Finalmente, a sessão terminou com a degustação de deliciosas iguarias.
Muito obrigada a todos os alunos pelo empenho e pelas leituras partilhadas.
Prof.ª Helena Silva









"Livro secreto" na Biblioteca


Livro secreto… em época Natalícia!

Quando se aproxima o Natal, para alegrar a quadra, há quem participe no “amigo secreto”. E na iniciativa “livro secreto”, já alguma vez participaram?
Esta foi a ideia da turma C do sétimo ano, mais concretamente de uma das alunas, a Margarida, que a propôs à turma e que foi unanimemente aceite. Era simples, cada um escolhia um livro da sua própria biblioteca, registava uma breve mensagem de Natal e, em seguida, embrulhava-o em papel de jornal. Em cada embrulho era colocado uma palavra…por exemplo, “ternura”, “partilha” … Em seguida, juntavam-se todos os embrulhos. Finalmente, cada um retirava uma palavra que lhe daria direito a um dos livros.
O local escolhido para essa troca só poderia ter sido a Biblioteca. A “casa onde moram os livros” e a professora bibliotecária também foi convidada a participar, juntamente com a professora de português, prof.ª Maria da Fé, e ex-Diretora de Turma, prof.ª Rosa Vigarinho.
Assim, na sexta-feira, dia 14 de dezembro, na biblioteca houve troca de livros, de afetos e foi emocionante registar os sorrisos… a alegria de quem recebeu e de também de quem deu.
A atividade terminou  com o almoço e a “partilha “ de deliciosos bolinhos e  docinhos … BEM HAJAM!!!!!!
Prof.ª Maria da Fé













quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Tertúlia na Biblioteca ... Qualifica em ação no dia 11 de dezembro!


Num ambiente intimista e convidativo, sob um cenário vivo e libertador, ao som do saudoso Bernardo Sassetti, quatro adultos cumpriram a etapa final do seu processo de reconhecimento, validação e certificação de competências com a prestação de uma eloquente e emotiva prova perante o júri de certificação.
Em amena tertúlia, vários foram os temas abordados – percursos profissionais, percursos familiares, tempos de escola, métodos de ensino, tempos livres, outros tempos, o comércio tradicional e o comércio de hoje em dia, inclusão, marginalização, leis injustas e leis penalizadoras, sonhos e angústias, desafios e esperança… todos aqueles temas que são o nosso dia a dia e que estruturam o nosso futuro e iluminam o caminho que queremos seguir, no mais puro cumprimento do lema do nosso projeto educativo “Saber ser e ser com saber...um caminho partilhado”…
Ou como diria Luís Sepúlveda, em “História da gaivota e do gato que a ensinou a voar”, mote desta tertúlia, “Só é livre quem se atreve a voar!”
A todos, parabéns e bons voos!
Prof.ª Diana Oliveira