terça-feira, 17 de março de 2015

Laboratório de ideias - uma conversa entre a D. Biblioteca e a Sr.ª Filosofia, na Semana da Leitura

A Biblioteca como local/instrumento de aprendizagem e saber
A Lagarta e a Borboleta – história de uma metamorfose

No dia 17 de março, a Biblioteca da Escola Henrique Sommer recebeu os meninos do pré-escolar da Costa para uma sessão de Filosofia para Crianças. Desta feita, o Laboratório de Ideias – apresentou uma conversa entre a D. Biblioteca e a Srª Filosofia! O tema que despoletou a discussão foi o súbito desaparecimento de uma rechonchuda Lagartinha que vivia numa laranjeira lá nos fundos da escolinha!
O que aconteceu à pobre Lagarta? O que está por detrás desse desaparecimento? Quem foram os implicados? E quem poderia ajudar a solucionar o caso? Estas e outras questões estimularam a reflexão, o diálogo e a capacidade de argumentar dos petizes! E foi vê-los em ação, quais detetives empenhados na resolução do misterioso desaparecimento. Apesar da tenra idade do público-alvo, as facilitadoras, Helena Silva e Sofia Fazendeiro com a ajuda do Mocho Philo e de uma caixa mágica não tiveram mãos a medir para responder à curiosidade insaciável dos meninos e meninas aprendizes de Filosofia!
Ao longo da apresentação e dramatização do texto adaptado “O caso da lagarta que tomou chá de sumiço”, de Milton Célio Oliveira e Filho, a importância da leitura e a função da Biblioteca foram mensagens constantes e brilhantemente interiorizadas conforme se pode constatar. No final, os alunos foram convidados a fazer a avaliação da sessão e o balanço foi altamente positivo. Professoras, alunos, educadoras e auxiliares estão de parabéns pela dinamização e receptividade da atividade.

Prof.ª Sofia Fazendeiro







































































sábado, 14 de março de 2015

2.º Encontro do escritor Nuno Matos Valente com os alunos do CV2B e do projeto da BE Leitur@s.tic.net

No dia 3 de março, o escritor Nuno Matos Valente esteve, pela segunda vez este ano letivo, na escola-sede do Agrupamento, para dialogar com os alunos da turma CV2B e do projeto Leitur@s.tic.net, sobre o seu livro “O Tesouro do Califa”.
Na primeira sessão com estes alunos, que teve lugar no primeiro período, o “nosso” escritor motivou-os para a leitura do livro. Durante esta sessão, os alunos expuseram as suas opiniões sobre a leitura que efetuaram, questionaram-no sobre determinados aspetos da obra e apresentaram os trabalhos realizados.
Foi uma sessão muito agradável e interessante.
No final, houve bolinho e uma sessão de autógrafos.
Muito obrigada ao “nosso” escritor pela sua disponibilidade e simpatia!