segunda-feira, 16 de junho de 2014

"Ler a Brincar" com sabor a rebuçados no JI de Pocariça

No dia 11 de junho, os alunos de Leitur@.tic.net, acompanhados pela professora Helena Silva, dirigiram-se ao jardim de A-do-Pretos, onde a Educadora, a Assistente Operacional e os meninos os receberam com expectativa!
Depois da apresentação inicial, deu-se início à "magia" que é sempre possível no mundo fantástico das histórias! Os alunos contaram e dramatizaram a  deliciosa história "A Árvore dos Rebuçados", de Rosário Alçada Araújo, perante um público muito atento e interessado. No final, a Micaela cantou uma canção, da sua autoria, sobre a importância da leitura. Foi muito divertido!

"Leandro", o menino mais guloso que já alguma vez conheci, é hoje um rapaz completamente diferente... Aprendeu hábitos de vida saudável, graças à experiência que a "Árvore dos Rebuçados" lhe proporcionou... Continua a gostar de rebuçados, mas come-os com moderação.
Hoje, "é dono" de uma árvore de rebuçados, só dele, mas que partilha com os amigos, familiares e conhecidos!

As histórias permitem-nos, de facto, entrar num mundo mágico, onde tudo é possível.
Esta sessão contou com as simpáticas presenças da  Coordenadora de Bibliotecas Escolares a nível Concelhio, a Dr.ª Lucília, e da professora Mónica Antunes.









Crianças do Jardim de Pocariça brilharam, entoando e interpretando a canção que prepararam para o ratinho Teca, a mascote da Biblioteca!

No âmbito do projeto "Biblioteca Sobre Rodas nos JI - Livros a descobrir", o ratinho Teca pediu aos meninos que continuassem a canção que a professora Mónica lhes ensinou aquando da entrega dos baús...

Assim, no dia 11 de junho, as crianças do JI de Pocariça encantaram-nos, deliciando-nos  com a canção e respetiva coreografia. Esta atividade foi fotografada e filmada.
As crianças, com a imprescindível ajuda da Educadora Margarida, completaram a canção, inventando mais duas quadras fantásticas, que coreografaram. 
Adorámos! Muitos parabéns!

DOIS RATITOS

Dois ratitos pequenos engraçados
Procuravam queijinho para roer…
De repente, aparece o senhor gato
 E os ratitos fugiram a correr.


 Viram muitos livrinhos arrumados
A linda Bib e o seu amado Teca.
Correram tanto que ficaram cansados…
Esconderam-se na nossa biblioteca!

Dormiram ali uma grande soneca
quando acordaram ficaram a olhar
aqueles meninos e meninas
que a biblioteca foram visitar.

Escutaram depois com atenção
lindas histórias de encantar
e muito felizes disseram
que belo sítio para morar!



















segunda-feira, 9 de junho de 2014

Semana da Educação Artística na Escola Básica e Secundária Henrique Sommer - Última semana de maio

De 26 a 30 de maio, teve lugar, na Escola -Sede do Agrupamento, a Semana da Educação Artística, que contemplou diferentes atividades, no âmbito das artes. A Biblioteca também foi convidada a participar.
Foi uma semana bastante animada e divertida, que envolveu alunos de diferentes anos de escolaridade, enchendo de brilho, de alegria e de cor o nosso espaço escolar.


Um especial destaque para atividade "À conversa com a pintora e ilustradora Isabel Teixeira de Sousa e com o arquiteto Jorge Francisco", no dia 30 de maio, destinada aos alunos do 5.º ano de escolaridade.
Como "As imagens valem mais que mil palavras", aqui ficam algumas das inúmeras fotos, tiradas ao longo da semana.
A dinâmica de um Agrupamento, cujo lema do Projeto Educativo é "Aprender a Ser e Ser com Saber... Um caminho Partilhado!"