quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Apoio Curricular a Português destinado à turma 5.ºA

Os alunos do 5.º A foram os primeiros contemplados com uma sessão de apoio curricular a Português, na hora da Apoio ao Estudo! O principal objetivo era o de promover o livro e a leitura como ponto de partida para a apresentação oral e dramatização.
Assim, os alunos, acompanhados pela professora Maria da Fé, dirigiram-se à biblioteca que já estava devidamente preparada para os receber com uma história muito, mesmo muito doce... baseada no livro do Plano Nacional de Leitura, "A Árvore dos Rebuçados", de Rosário Alçada Araújo.
A participação dos alunos foi muito solicitada aquando da narração da história. Um aluno, o Leonardo, até "vestiu a pele" da personagem principal. Os alunos gostaram tanto que decidiram aproveitar a história para fazer uma surpresa à professora da Português, Isabel Machado... Que surpresa? Desculpem, mas não a posso revelar! É segredo!
A sessão não ficou por aqui... A professora Helena falou-lhes também do livro "Todos diferentes, todos animais" de Liliana Gonçalves, com ilustrações de Leonel Brites e lançou-lhes um desafio, o de ler a obra numa aula de Apoio ao Estudo, sob a coordenação da professora Maria da Fé, e, num dia a combinar, a participar num concurso de leitura sobre a referida obra. Os prémios são tentadores... Um deles será o encontro "frente a frente" com a autora do livro e mais não conto!














Alunos do 1.º e 2.º anos da EB de A-do-Barbas passaram uma manhã muito doce na Biblioteca do Agrupamento

Hoje, dia 20 de fevereiro, os alunos do 1.º e 2.º anos da EB de A-do-Barbas, acompanhados pela professora Ana Paula, tiveram um acolhimento muito especial na Biblioteca.
Depois de terem sido recebidos pelo simpático Adjunto do Diretor, professor Luís Dias, e de terem na sua posse o cartão eletrónico que lhes daria acesso ao almoço, subiram silenciosamente as escadas da biblioteca, trazendo no olhar o brilho da expetativa  e da curiosidade...
A biblioteca já estava devidamente preparada para os receber... Hoje, era o dia das "histórias doces", histórias com sabor a rebuçados de todas as cores e feitios, histórias com sabor a chocolate...
Primeiro, a professora Helena contou-lhes uma história baseada no livro "A Árvore dos Rebuçados", de Rosário Alçada Araújo, que lhes fez "crescer água na boca". Em seguida, cada um pintou a sua própria árvore e respetivos frutos doces.
A hora do lanche da manhã chegou depressa e o corpo precisava de ser alimentado...
Após o intervalo, regressaram à biblioteca. À sua espera, estava já a professora Sofia com uma história deliciosa,"O Mistério da Aldeia do Mar", que foi também traduzida em língua gestual, pela Assistente Operacional Goreti.
Antes da despedida, ainda receberam como presente um bolinho de chocolate da "Menina das tranças pretas" que vive na Aldeia do Mar.
Foi uma manhã certamente divertida e, sobretudo, muito docinha!












































sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Em dia de S. Valentim... corações "no ar"!

A biblioteca brota "corações"... Nela respira-se amor...Para além das nossas sugestões literárias... Há corações com mensagens de amor e amizade...
Os corações expostos são fruto da articulação entre as bibliotecas dos Agrupamentos de Escolas Henrique Sommer e Dr. Correia Mateus.
Neste dia, para além do amor... celebre a AMIZADE!

Feliz daquele que encontra um amigo digno desse nome.- Menandro
                   






14 de fevereiro... Dia do Amor e da Amizade! Alunos do projeto Leitur@s Dinâmicas mimam os Assistentes operacionais da escola-sede

Hoje, dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim... que nós também consideramos como dia Dia da Amizade, os alunos do projeto da BE, Leitur@s Dinâmicas quiseram mimar os Assistentes Operacionais da Escola-Sede.
Assim, logo pela manhã, foram de serviço em serviço levar uma mensagem de amizade... Um aluno explicou, em cada lugar, a atividade, dois alunos leram um excerto do "Principezinho" de Antoine Saint-Exupéry, uma aluna leu uma frase de Cícero, outro ofereceu um coração e outro um docinho!
Os corações oferecidos continham uma mensagem de amizade ou de amor, que os alunos selecionaram na internet.
No final, os alunos envolvidos também receberam um presentinho!!!

- Ando à procura de amigos. «Cativar» quer dizer o quê?
- É uma coisa de que toda a gente se esqueceu – disse a raposa. – Quer dizer «criar laços» …
- Sim, laços – disse a raposa. – Ora vê: por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. (…)
Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim.
E eu também passo a ser única no mundo para ti …

                          O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry

Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.
Cícero