segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Projeto "Janela de Euclides" arrancou no 1.º CEB

    No dia 6 de novembro, teve lugar a primeira sessão do projeto “Janela de Euclides”. Os destinatários foram os alunos do 4.º ano da professora Teresa Salvador, da Escola Básica de Maceira 2.
    Este projeto resulta de uma parceria entre a professora de Matemática, Doroteia Pimparel, e a Biblioteca Escolar. O seu grande objetivo é potenciar o despertar dos alunos para o estabelecimento de uma rede de relações entre conteúdos temáticos e a sua própria realidade, no sentido de aumentar a sua motivação e alimentar a sua criatividade e abertura para a Matemática do mundo que os rodeia e para a criação literária como exercício prático dos géneros, espécies e formas literárias.
   A sessão foi muito agradável. A professora Doroteia, muito dinâmica, cativou magnificamente os petizes, que bastante receptivos, participaram ativamente.
     A “janela abriu-se … e apareceu o CUBO!
   Primeiro, com a professora Doroteia, os alunos aprenderam quem foi Euclides; recordaram conceitos relacionados com o cubo (arestas, vértices, faces, formas das faces, propriedades das faces); constataram através de uma experiência que os cubos podem ter densidades diferentes ; descobriram a relação existente entre dados e cubos e construíram um cubo em origami.
    Em seguida, a professora Helena leu-lhes o poema “Menino Quadrado”, da obra Figuras Figuronas, de Maria Alberta Menéres, tendo-lhes lançado o desafio de elaborarem um poema sobre o cubo, onde aplicassem o que tinham aprendido durante a sessão.
     No final, todos os alunos receberam um marcador com o poema e um dado.
    Os alunos adoraram as atividades propostas e aderiram com entusiasmo. No fim, queriam mais…   Quem sabe se a “Janela de Euclides” não se voltará a abrir novamente para estes alunos, mas com um ente matemático diferente?!!
     Valeu a pena!






































































segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Chá & Bolinhos com Leituras - Sessão dinamizada pelos alunos do 5.ºB

No dia 1 de novembro, realizou-se mais uma sessão de "Chá & Bolinhos com Leituras".
Os alunos do 5.º B, sob a coordenação da professora de Português,
Sofia Francisco, foram umas verdadeiras estrelas de promoção da leitura!
De uma forma muito organizada, os alunos apresentaram as suas preferências de leitura, tendo inclusivamente lido excertos. Alguns optaram por trazer o livro que os marcou na infância, enquanto outros se decidiram pelo que estão a ler atualmente. Foi um momento de partilha muito interessante. Afinal, os alunos até leem!
A terminar a sessão, nada melhor que chá "inglês" com umas deliciosas fatias de bolos caseiros, confecionados pelos alunos.
Parabéns a todos os intervenientes!