quinta-feira, 26 de junho de 2025

Crianças do JI de Maceinha na Biblioteca Escolar I 28 de maio

            O dia amanheceu cinzento, mas depressa se revelou primaveril, com muito sol e céu azul, ideal para visitas e conversas.

Na Escola-Sede, compareceram as crianças do JI de Maceirinha, da sala da educadora Manuela Pereira , entusiasmadas com os planos para este dia.

Começamos por dar a volta à escola. Apreciamos o chilrear dos pássaros residentes no viveiro do jardim, desfrutamos da sombra da pérgula, saudamos o Pancho, divertimo-nos com os peixinhos na fonte, conhecemos o Polivalente e, por fim, subimos à Biblioteca.

Na Biblioteca, ficamos a conhecer os serviços disponibilizados à comunidade e ficamos a saber um pouquinho mais sobre o grande poeta Camões. Perscrutamos as estantes e aprendemos algumas regras que regem este espaço.

A seguir a um lanche retemperador, fomos explorar a Biblioteca da Escola Básica de Maceira. Vimos as instalações e ficamos a saber que podemos vir com os pais, ou avós, ou tios, ou madrinhas, todos os sábados e todas as quartas, da parte da tarde.

A finalizar a incursão, ouvimos a história “Os vizinhos”, de Einat Tsarfati, e alguns poemas de “João Brincalhão”, de M. Carolina Pereira Rosa.

Houve ainda tempo para algumas brincadeiras no jardim da Escola Básica de Maceira.

E assim se passou uma manhã muito agitada, de muito sol e céu azul.

Prof.ª Diana Oliveira






 

Crianças do JI de A-do-Barbas visitaram as Bibliotecas do Agrupamento I 4 de junho

O dia 4 de junho foi um dia muito especial para o grupo de crianças de A-do-Barbas, sala da educadora Marta. De manhã, deslocaram-se à escola sede do AEHS, onde realizaram várias atividades divertidas, tendo aprendido muitas coisas novas…também tiveram tempo para algumas brincadeiras! As crianças estavam entusiasmadas por estarem num ambiente diferente e por partilharem este momento com os amigos.

Depois do lanche, rumaram à Biblioteca da escola sede, onde foram recebidos, na sala de leitura, pelas professoras bibliotecárias e pela D. Goreti, a assistente operacional da Biblioteca, que ensinou às crianças algumas palavras na sua língua – a Língua Gestual Portuguesa. As estantes cheias de livros também despertaram a curiosidade das crianças, que tiveram a oportunidade de as explorar sem restrições.

Mas, e como melhor do que uma biblioteca, são duas bibliotecas, as crianças continuaram a sua visita até à Biblioteca da Escola Básica de Maceira. Depois de confortavelmente instaladas, ouviram o poema “A borboleta amarela” e a história escolhida "Os Vizinhos", da autora Einat Tsarfati. É uma história cativante e divertida e as crianças adoraram explorar, com a imaginação, o que se passava por detrás de cada porta do prédio da personagem principal. Riram-se com as situações engraçadas, fizeram perguntas e até inventaram os seus próprios vizinhos imaginários. Falou-se também da importância da empatia e da diversidade.

F                          oi, sem dúvida, um dia enriquecedor e cheio de aprendizagens. A visita à escola e à(s) biblioteca(s) permitiu às crianças descobrir novos espaços, ouvir uma história encantadora e, acima de tudo, partilhar momentos felizes em grupo.

Prof.ª Diana Oliveira



 




 

sábado, 21 de junho de 2025

DIAGNÓSTICO DA FLUÊNCIA LEITORA E ATIVIDADES DE LEITURA NO 2.º ANO

         Nos dias 16 e 17 de junho de 2025, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, em Maceira, realizou a aplicação do Diagnóstico da Fluência Leitora aos alunos do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da iniciativa promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que decorre a nível nacional entre os dias 9 e 20 de junho.
        Este diagnóstico, aplicado de forma individual pelos docentes titulares de turma, teve como objetivo avaliar a fluência leitora dos alunos, permitindo um melhor acompanhamento das suas competências e necessidades específicas no domínio da leitura. No nosso agrupamento, participaram seis turmas do 2.º ano, distribuídas por cinco escolas, num processo cuidadosamente calendarizado para responder às condições particulares de cada estabelecimento de ensino e à disponibilidade das duas professoras bibliotecárias em exercício.
      Paralelamente à aplicação do diagnóstico, as bibliotecas escolares colaboraram ativamente na dinamização de atividades de leitura com os alunos do 2.º ano que aguardavam a sua vez. Estas sessões, organizadas e conduzidas pelas professoras bibliotecárias, proporcionaram momentos de envolvimento com os livros e de descoberta lúdica do prazer de ler.
      As sessões tiveram início com um momento de contextualização, onde se explicou a metodologia das atividades. Tendo em conta que este ano letivo se assinala o V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a primeira atividade desenvolvida foi dedicada a este grande nome da literatura portuguesa, com a leitura do livro “Quem sou eu?”, da autora Ana Cristina Luz. Esta obra serviu de ponto de partida para uma conversa interativa sobre o poeta e o seu legado.
      Seguiram-se atividades diversificadas, de cariz lúdico e pedagógico, como “histórias com legos”, puzzles temáticos, jogos de observação como “I spy” e momentos de leitura individual, sempre adaptadas aos interesses e ritmos dos alunos.
      O processo decorreu de forma muito positiva, pautado por uma forte articulação entre a Direção, os professores do 1.º ciclo e as professoras bibliotecárias. Esta colaboração eficaz foi determinante para que as atividades letivas e de diagnóstico se realizassem com tranquilidade, promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento das competências leitoras dos nossos alunos num ambiente acolhedor e estimulante.
      Esta iniciativa reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer com a promoção da leitura e o sucesso educativo de todos os alunos, valorizando a ação conjunta de diferentes intervenientes educativos em prol de um objetivo comum: formar leitores competentes, críticos e entusiastas.

Prof.ª Helena Silva














 

Visita à Escola Sede – 4.º ano – 18 /06/2025

Os alunos do 4.º ano do 1.º CEB do AEHS tiveram esta quarta-feira a oportunidade de conhecer a escola sede do Agrupamento, que será a sua segunda casa nos próximos anos.

Foram primeiro recebidos pela Adjunta do Diretor, professora Elsa Frade, e pela Coordenadora do Departamento do 1.º Ciclo, professora Isabel Francisco. Os alunos receberam um cartão provisório, fizeram a sua ativação e aprenderam a usá-lo nos quiosques. Depois, percorreram alguns dos espaços da escola de modo a identificarem as várias zonas e a sua funcionalidade: pérgula, blocos, polivalente, jardins…

Seguidamente, visitaram, alternadamente, as instalações da Biblioteca da escola sede e o pavilhão de Educação Física, onde se dedicaram a diversas atividades.

Na Biblioteca, fizeram o reconhecimento do espaço e foram informados dos serviços prestados. Aprenderam algumas palavras em Língua Gestual, língua materna da assistente operacional D. Goreti Faria, e trocaram-se ainda ideias sobre a escola e sobre o futuro. Após uma breve sensibilização à leitura e ao mundo dos livros, os alunos ouviram algumas narrativas em verso de “O alfabeto dos bichos”, de José Jorge Letria…mas não foi só: os alunos também foram convidados a ler alguns poemas desta interessante obra. A terminar, uma atividade de detetives: “I spy – animais selvagens”. 

Prof.ª Diana Oliveira

No pavilhão…

A Educação Física foi uma atividade proposta para a visita dos alunos do 4.º ano à Escola Sede por ter um espaço físico distinto do que lhes é familiar e procedimentos muito próprios. Os docentes de Educação Física prepararam e realizaram com os alunos atividades diversificadas e empolgantes. Dançaram, jogaram e fizeram um percurso com exercícios diversos e com utilização de vários aparelhos de ginástica.

Os alunos adoraram! Fica o agradecimento, pela disponibilidade e carinho, aos docentes José Soares, Patrícia Araújo, Rosa Nunes  e Cristina Angeja.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de almoçar na cantina escolar, um lugar onde a comida sabe tão bem!

O regresso fica agendado já para Setembro!

Prof.ª Isabel Francisco