sexta-feira, 15 de novembro de 2024

A voluntária Elsa Francisco partilhou a sua experiência de solidariedade em Waku Kungo com alunos do 6.º Ano ( 6 e 13 de novembro)

“Solidariedade é o amor em movimento” - D. Guiomar de Oliveira Albanesi

Nos passados dias 6 e 13 de novembro, a Biblioteca Escolar recebeu a visita de Elsa Francisco, uma voluntária que, com entusiasmo e generosidade, partilhou a sua experiência enriquecedora como voluntária em Waku Kungo, uma região de Angola bastante carenciada. Esta localidade é, curiosamente, a terra natal do Sr. Padre Lucas, uma figura muito querida na comunidade.

Durante a sua intervenção, Elsa Francisco explicou aos alunos do 6.º ano que, em colaboração com pessoas, instituições e empresas de Maceira, foi possível entregar um contentor repleto de material essencial, como material escolar, livros, roupas, equipamento médico e cadeiras de rodas. Com emoção, sublinhou que este gesto solidário teve um impacto significativo na vida das pessoas de Waku Kungo, destacando o papel fundamental da escola de Maceira na concretização deste projeto de solidariedade.

A voluntária cativou os alunos com diversas histórias, fotografias e vídeos que ilustram a realidade vivida por aquelas comunidades. Partilhou, por exemplo, que as crianças de Waku Kungo não têm acesso fácil a material escolar, sendo este extremamente escasso. Contou, com detalhes que deixaram todos emocionados, que um simples lápis, uma borracha, um caderno ou uma afiadeira são considerados tesouros valiosos. Ao visitar uma das escolas locais, Elsa e o Padre Lucas entregaram três caixas de lápis de cor à professora, que, com grande cuidado, distribuiu um lápis por cada aluno. Este momento foi marcante: muitas crianças seguravam, pela primeira vez, um lápis de cor, e a felicidade nos seus rostos era notória, mesmo tendo apenas um.

Elsa Francisco também destacou a força e a resiliência das pessoas que conheceu em Angola. Apesar da pobreza extrema, estas pessoas acolheram-na com alegria e hospitalidade. Afirmou que ser voluntário e ajudar os outros é, sem dúvida, uma dasações mais bonitas do ser humano, enriquecendo-nos enquanto pessoas e enchendo-nos o coração de gratidão e amor.

Por fim, Elsa Francisco anunciou que planeia regressar a Waku Kungo, no próximo ano,  dando continuidade a este projeto solidário. Neste momento, está em curso uma nova campanha de recolha de bens, na qual todos são convidados a participar, reforçando-se, assim, a importância da solidariedade e do compromisso coletivo em fazer a diferença.

Prof.ª Helena Silva

6 de novembro - 6.º A e B







13 de novembro - 6.º C e D













 

Sem comentários:

Enviar um comentário