quarta-feira, 16 de outubro de 2019

"Há leituras à sexta"... 11 de outubro



Desafios…
A Coordenadora da Biblioteca adora lançar desafios e sabe ser persistente…
Foi assim que, no dia 11 de outubro, a seu pedido, invadi a turma do 10º ano onde ela se encontrava em plena aula de Português, acompanhada pelos meus alunos do 11º A. E tudo isto porquê? Simplesmente para dinamizar uma atividade inserida na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Inicialmente, estava prevista a leitura de um texto à minha escolha, mas não me consegui decidir por nenhum. A bem da verdade, também não tive muito tempo para pensar no assunto. Por isso, de véspera, a uma hora já bem tardia e à boa maneira portuguesa, resolvi redigir umas linhas… e resultou um pequeno texto ao qual adicionei uma mensagem e um poema resultante das minhas pesquisas, que partilhei com todos os presentes.
                                                                    Prof.ª Ana Paula Graça




A BIBLIOTECA É UM LUGAR MÁGICO
A magia da leitura

As portas abriram-se e o espaço transformou-se…
O mundo que surge aos meus olhos está repleto de magia.
Passo a passo vou tentando assimilar cada cantinho que se me oferece ao olhar e procurar descobrir nele a janela, ou a porta, ou melhor, o caminho para uma nova dimensão.
No labirinto de tantas oportunidades tocadas pela varinha de um mago invisível, tento encontrar um sinal para onde dirigir os meus passos.
- Hei, estou aqui – ouço de um lado.
- Aqui, aqui – clamam de outro.
- Olá, estou prontinho para te acompanhar – gritam do fundo…
A minha cabeça gira naquele lugar encantado, o meu pensamento redopia sem parar na vertigem de tanto encantamento, os meus pés vacilam na direção a tomar. Queria tanto experimentar a paisagem que se apresenta em cada janela que se ilumina, em cada porta que se abre, em cada caminho que se espraia sem fim… E, no segundo seguinte, a luz da janela mudou de tom, a porta revela um novo percurso, o caminho tem um outro destino e a paisagem aparece distinta diante mim… Como viver tal magia?
- Pst, pst… – escuto um som baixinho, vindo timidamente de uma prateleira semiescondida no turbilhão do espetáculo que se agita sem parar.
            Lentamente e irresistivelmente encaminho o meu corpo naquela direção. O meu braço estende-se, a minha mão abre-se para tocar de perto aquela oferta modesta, mas  irresistível. Para onde me levará esta voz? Paro a seu lado fascinada, observando com atenção cada gesto que se agita. Letra a letra, uma pena vai desenhando palavras que vão construindo uma história onde muitos seres que eu não conheço se vão entrecruzando comigo, convidando-me para partilhar com eles uma nova vida. Olho e vejo rostos amigáveis que me seduzem
Como fugir a tal desafio? Não tenho dúvida, já tomei a minha decisão.
A meu lado, uma porta vai-se abrindo para me mostrar o brilho de um trilho que me pode levar a esse novo espaço em construção. Sem hesitar, dou alguns passos nessa direção, decidida a aproveitar cada momento do mundo recente que surge à minha frente.
Agora, não quero perder mais tempo. Apresso-me. Dou um passo mais largo. Começo a correr, dou um salto para transpor rapidamente o degrau que surgiu inesperadamente e, de repente, abro os olhos estonteada…
Onde estou? – interrogo-me numa fração de segundo.
Ah, é verdade, a minha cabeça… Pois, tinha vindo à biblioteca procurar um livro para me acompanhar durante uma pausa nos afazeres quotidianos, sentei-me no sofá a ler, entusiasmei-me com a história, fiquei aqui horas a fio, acabei por adormecer e sonhei. Sonhei com a BIBLIOTECA, que é um lugar mágico, e com a MAGIA DA LEITURA!…    
Ana Paula Graça (texto inédito – 10/10/2019)

Efetivamente, «A leitura é uma forma de magia. Lendo, deixamos de lado as limitações da vida quotidiana, a nossa mente expande-se e podemos visitar lugares e tempos diferentes.
            A boa leitura provoca experiências místicas e rompe os muros da mediocridade.
Quando descobrimos a delícia de ler, a nossa aprendizagem na vida adquire proporções ilimitadas. O escritor argentino  Jorge Luís Borges escreveu:
 “Dos instrumentos do homem, o livro é, sem dúvida, o mais assombroso.  Os demais são extensões do corpo. O microscópio, o telescópio, são extensões da sua vista; o telefone é extensão da sua voz; depois, temos o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro  é extensão da memória e da imaginação.”»
(Adaptado de “Um Jeito Misterioso de Falar em Silêncio”, Carlos Cardoso Aveline, in https://www.filosofiaesoterica.com/a-arte-de-ler/ )

Eis um exemplo da magia da leitura:



Um livro
Levou-me um livro em viagem
não sei por onde é que andei
Corri o Alasca, o deserto
andei com o sultão no Brunei?
P’ra falar verdade, não sei
Com um livro cruzei o mar,
não sei com quem naveguei.
Com marinheiros, corsários,
tremendo de febres e medo?
P’ra falar verdade não sei.
Um livro levou-me p’ra longe
não sei por onde é que andei.
Por cidades devastadas
no meio da fome e da guerra?
P’ra falar verdade não sei.
Um livro levou-me com ele
até ao coração de alguém
E aí me enamorei –
de uns olhos ou de uns cabelos?
P’ra falar verdade não sei.
Um livro num passe de mágica
tocou-me com o seu feitiço:
Deu-me a paz e deu-me a guerra,
mostrou-me as faces do homem
– porque um livro é tudo isso.
Levou-me um livro com ele
pelo mundo a passear
Não me perdi nem me achei
– porque um livro é afinal…
um pouco da vida, bem sei.


O G é um gato enroscado, João Pedro Méssede













Sem comentários:

Enviar um comentário