terça-feira, 30 de setembro de 2014

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar




Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE).
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar.
Estejam atentos... Brevemente, publicaremos o programa das atividades! 
Vamos participar ativamente neste "mapa de ideias"!


A Biblioteca... Depoimento sobre a sua importância, por Ricardo Araújo Pereira.

video


A pintora e escritora Marília Ascenso espalhou sorrisos e encantou todos com o seu livro "A Joaninha quadrada"

Um fim de tarde mágico na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria!

O fim de tarde do dia 27 de setembro ficará, certamente, marcado na memória de todos os que estiveram presentes na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria, onde a encantadora escritora Marília Ascenso apresentou magnificamente o seu último livro,  "A Joaninha Quadrada"!
Houve muita música, magia, alegria... De facto, Marília Ascenso espalhou sorrisos, apelou à criança que existe dentro de nós e conduziu-nos a Algarreio, a cidade da Joaninha Quadrada, onde é sempre primavera...
Depois deste momento de pura magia, a professora Helena Santos, do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, apresentou uma breve, mas interessantíssima análise do livro, que encerra em si uma riqueza quer em termos de valores, quer em termos literários e até mesmo no que diz respeito à ilustração.
Antes dos cumprimentos e agradecimentos finais e da sessão de autógrafos, as alunas Andreia e Micaela, que integram um projeto da Biblioteca da escola Sede Henrique Sommer, Maceira, declamaram o poema "A Joaninha Quadrada"!

"Pelo sonho ainda é possível caminhar no amanhã da vida!" disse um dia Marília Ascenso
Muito obrigada a todos os que puderam partilhar este momento único e apoiaram a Marília neste seu sonho de menina!