segunda-feira, 9 de junho de 2014

Encontro da escritora Leonor Lourenço com alunos do 1.º CEB, no âmbito do Projeto da BE - "Escritores da nossa Terra"



Mais uma vez, pudemos contar com a sempre simpática presença da nossa colega e escritora, Leonor Lourenço, em três das escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento. Referimo-nos à EB de Maceira 1 - Arnal -, à EB de Pocariça e à EB de A-dos-Pretos. À semelhança das visitas de outros escritores, insere-se no âmbito de mais um dos projetos da  Biblioteca Escolar deste Agrupamento de Escolas –  Escritores da Nossa Terra -.
        Pelas nove horas, foi recebida na escola básica de Maceira 1 - Arnal, com muita simpatia e entusiasmo por parte dos alunos que a brindaram com os seus simpáticos e francos sorrisos. Alunos e respetivos professores tiveram oportunidade de ouvir, atentamente, a magnífica história “O Mistério da Estrelinha Curiosa sempre dramatizada pela autora. No final da apresentação, Leonor Lourenço respondeu a algumas questões colocadas pelas crianças, satisfazendo, assim, a curiosidade de algumas delas. No seguimento do contacto, muito próximo, com estas crianças ávidas por saber mais, tirou partido do interesse manifestado, para realçar certos pormenores e particularidades da sua obra que, sem a sua preciosa explicação, não teria uma interpretação tão completa.
        Pelas onze horas, a escritora deslocou-se à escola básica de Pocariça, onde se repetiram os momentos de interesse e boa disposição evidenciados pelos alunos e respetivo corpo docente. Foram momentos agradáveis que despertaram o interesse pela leitura, pela escrita, pela ilustração e, até, pela representação teatral.
       Pelas catorze horas, a escritora deslocou-se à escola Básica de A-dos-Pretos, onde deliciou os alunos com a mágica história da Estrelinha Curiosa, falou-lhes na forma como o livro foi ilustrado (materiais e técnicas utilizadas)e respondeu amavelmente a todas as questões que lhe foram colocadas. Esta visita motivou, indubitavelmente, os alunos para a leitura e para a ilustração.
        Muito obrigada Leonor, por toda a tua disponibilidade e simpatia.
                                        
                                                                                                                      Professor Luís Dias


                                                       EB 1 de Maceira 1 - Arnal




















                                                         EB 1 de Pocariça
















































                                                              EB1 de A-dos-Pretos

































Sem comentários:

Enviar um comentário