quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - Outubro

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR - OUTUBRO



      Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship (IASL), o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" permite aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 28 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
        A RBE associa-se, deste modo, a este evento internacional, convidando todas as bibliotecas a inserirem na página de atividades do portal RBE, durante o mês de outubro, uma atividade que considerem significativa e ilustrativa do modo como comemoraram a data. À medida que forem sendo publicadas, a RBE divulgará nos Destaques algumas destas atividades. Este envio também pode ser dirigido por mail para a IASL, de modo a que a atividade possa constar, igualmente, da sua página "What people are doing for ISLM 2013".

Para celebrar a data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Biblioteca escolar: uma porta para a vida.

Para saber mais...

Disponível em linha no URL: http:// www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html

A biblioteca do Agrupamento programou diferentes atividades, que terão lugar ao longo do mês de outubro.
Lançamento do Projeto TROKAKIOSQUE - Traga um (livro) seu, leve um meu!
O Mês de Alice Vieira (Projeto Escritores do Mês) – Exposição na BE, a partir de 9 de outubro.
Concurso de escrita, subordinado ao tema “A Biblioteca Escolar na minha vida” (até ao dia 25 de outubro; entrega de prémios, na BE, no dia 28 de outubro, no intervalo das 10h00).
Lançamento do TOP LEITOR: quadro mensal com o nome dos alunos que requisitarem e lerem mais em cada mês. No final de cada mês, serão premiados os melhores leitores.
1.º Encontro dos alunos do CV 2B com o escritor Nuno Matos Valente, no âmbito do Projeto “À descoberta dos livros”- 17 de outubro (Parceria Professora de Português, Biblioteca Escolar e Escritor Nuno Valente).
Ler a Rimar na Biblioteca de Maceira 2, no dia 25 de outubro, às 9h00 – Dinamizadores: alunos da disciplina Leitur@s dinâmicas, com a colaboração das professoras Filomena Santos, Helena Silva e Mónica Antunes.
Tertúlia Literária na BE, no dia 25 de outubro, no bloco das 11h55 às 13h25 – Dinamizadores: alunos do 6.º A e 8.ºC sob a coordenação das professoras Sofia Francisco e Maria da Fé Domingues.

28 de outubro - Dia Nacional da Biblioteca Escolar - Há surpresas na BE!

Sem comentários:

Enviar um comentário